quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Arbitros portugueses? um cartão vermelho a todos...


É um assunto que marca a actualidade desportiva em portugal, já á vários anos. As arbitragens no futebol português são de um nível deplorável, começa desde os campeonatos de divisões distritais, onde por um lado os erros são mais desculpáveis pois nessa altura muitos estão no inicio de carreira, embora existem outros que se por lá se mantêem é derivado á falta de evolução onde os erros de acumulam jogo aós jogo. Por outro lado não são na minha opinião tão desculpáveis visto que o nível não é grande assim, onde as simulções são feitas ao detalhe e a velocidade de jogo não permite o acompanhamento por parte da equipa de arbitragem.
Eu coloco a responsabilidade ao diregentes e agentes que estão envolvidos no mundo do futebol, pois todos nós sabemos que o futebol deixou de ser um desporto e sim uma indústria que envolve muitos milhões, e que na luta pelo dinheiro é uma constante, é triste o desporto rei ter chegado a este ponto.
As soluções que poderão ser viáveis, e que possa manter a acima de tudo a verdade desportiva, e que os pequenos clubes possam um evoluir e tornar se quem sabe em clubes com maiores ambições que não passam só pela luta da manuntenção dos escalões principais, passa pela troca de árbitros e formar equipas de arbitragem mistas, mistas não no sentido masculinos e femininos, mas sim representantes de vários campeonatos, onde deveria ser criado igualmente um orgão internacional responsável pela avaliação e punição se necessário dos árbitros, da mesma forma que jogadores, dirigentes e equipas técnicas são punidos, as rquipas de arbitragem também o deveriam. Passa igualmente pela formação continua e contratos de profissionalização.
Talvez um dia a verdade desportiva volte a ser reposta, as pessoas voltem acreditar no futebol e volte a levar mais pessoas aos estádios, como vemos nos europeus e mundiais, onde a verdade desportiva não é tão denegrida embora haja casos.
Mais uma polémica no vosso blog favorito, não deixem de dar a vossa opinião.

3 comentários:

Unknown disse...

Eu penso que este problema terá uma resolução mas esta resolução passa por a profissionalização dos árbitros e as respectivas equipas. Mas não passo por ser árbitros internacionais a arbitrar os nossos jogos como alguns dirigentes dos nossos clubes querer pois estes também erram caso disso foi o jogo do V. Guimarães para a taça UEFA que foram erros atrás de erros e este arbitro não era Português mas internacional e árbitro da UEFA. É assim o futebol não é fácil arbitrar como não é fácil as vezes os jogadores falharem golos que é só encostar.
Abraço
Ass:Rui Ferreira

Vítor Gonçalves disse...

Á solução passa por impôr tecnologia..como no ténis por exemplo!
Mas permite-me em discordar contigo Daniel! Se reparares isto é só os arbitros portugueses que são mediocres mas também os da liga espanhola e italina que todos os fins de semana existem novos casos..nós potugueses é que temos: vou chamar a tendencia de criticar unicamente o nosso pais!

Unknown disse...

antes demais parabens, pk tens aqui um bom blog!
eu embora sendo mulher adoro futebol, sendo benfiquista, mas o que mais gosto é ver um bom jogo e sendo o resultado justo!
obviamente como fa do slb desejo sempre que ele ganhe, mas por vezes tb sei considerar quando esteve mais ou menos bem e nao sou de insultar os outros clubes de futebol ou apreciadores de outros clubes, so porque me apetece...se digo algo contra ou a favor a um clube tenho k ter uma opiniao.
Relativamente á arbitragem...bem..um assunto que sem duvida ninguem deve fechar os olhos, pois á clubes que sao por vezes levados ao colo...beneficiados, seja clubes grandes ou pequenos, mas todos tem o direito a ganhar ou a perder de uma forma justa...
é incrivel nao assinalarem penalties, ou assinalarem quando nao existe...e incrivel ser logo quando é mais que obvio que existe fora de jogo...e acima de tudo é incrivel havendo um arbitro de campo e dois de linha nao verem esta coisas...3 pessoas k nao veem?!...bem o melhor seria colocar mais uns 3 arbitros em campo...2 em campo de jogo e os outros quatro nas linhas laterais...estando dois de cada lado de campo...um em cada ponta...mas acho que mesmo assim nao iria resultar, pois o k acontece kndo nao se ve o k é obvio é questoes economicas ou de nao saber distinguir quando se tem k ser profissional e espectador e torcer para k o nosso clube ganhe!

espero k isto mude!!!