quinta-feira, 22 de outubro de 2009


O mundo do futebol, é um mundo que podemos caracterizar através de enumeras palavras, desde paixão, gloria, fervor,amizade, rivalidade entre muitas outras. Mas infelizmente alguns desses conceitos começam-se a perder, tudo na minha opinião por existir dirigentes incompetentes no mundo do futebol, que em vez de ajudar, mancham cada vez mais a imagem do desporto.
Os estàdios portugueses à medida que o tempo passa, têem cada vez menos adeptos, outrora via-se familias inteiras a irem aos estàdios, esse conceito perdeu-se no tempo, a meu ver devido a muitos erros que se cometem na gestão, tais como o preço dos bilhetes serem bastantes elevados, a insegurança que se vive no interior e nas redondezas de um recinto desportivo, a falta de qualidade de espéctaculo, todas as polémicas em torno do mundo do futebol, desde "apitos dourados", "caso mateus", "saco azul"... e o facto de existir apenas 3 equipas que lutam pelo titulo.
A crise que afecta o pais também não ajuda em nada, pois os salàrios estagnaram e o custo de vida tem aumentado de forma exorbitante, o que leva as pessoas a preferirem ver o jogo tranquilamente em casa.
Os estudos que se efectuaram comprovam vivamente o que vem sendo citado, os estàdios portugueses tem uma assistencia média de 11 000 espectadores por jogo, sendo os três grandes que ajudam a que os numeros sejam estes, ao contribuirem com um média pouco mais de 30 000. Na Inglaterra temos assistências a rondarem os 35 000, o campeonato espanhol com 30 000 espectadores, os Italianos com por incrivel que pareça apenas com 25 000, o campeonato Alemão lidera claramente com uns incriveis 40 000 espectadores.
Com isto posso concluir que apenas os paises onde existe corrupção desportiva comprovada, e falta de segurança, casos de Portugal e Itàlia reflectem na fraca afluência de espectadores nos estàdios. E os campeonatos mais competitivos casos do alemão, Inglês e espanhol onde o fair-play, segurança e o espéctaculo reina existe uma afluência maior por parte dos adeptos do "desporto rei". Agora questiono-me porque a crise afecta apenas os campeonatos de Portugal e Itàlia, e não os outros campeonatos.
Deixo a questão no ar para vocês me explicarem...

2 comentários:

Tiagomfc disse...

ora ai esta uma pergunta à qual nao sei responder...

Mikos disse...

A explicação no meu ponto de vista é simples:
Nos outros países as pessoas vão aos estádios com a certeza que vão ver um bom espectáculo, pois os jogadores são de nomeada, e que se o árbitro errar certamente será porque "errar é humano".
Aqui no nosso burgo as coisas infelizmente não são assim, é corrupção ás carradas, casos todas as semanas, jogadores fracos, equipas a jogarem só á defesa para o pontinho e bilhetes carissímos.

Esta é a dura realidade do nosso futebolzinho da treta onde existe um clube que é levado ao colo todos os anos e não consegue ser campeão...o benfica!

Cada titulo ganho por Porto vale por 2 e pelo Sporting vale por 5 com esta conjuntura!

SL